Entrevista: Com Ráisa Guerra do blog Mania de Decoração

A entrevista desta semana é com a jornalista Ráisa Guerra do blog Mania de Decoração. Conversei com ela sobre sua paixão por decoração, suas experiências com reutilização de materiais e muito mais. Nossa conversa ficou super legal, vale super a pena ler.

Então vamos lá!

Um pouquinho sobre Ráisa Guerra 

Jornalista, estudante de design de interiores, a goiana de 25 anos de idade sempre gostou de decoração. No entanto, a vida pós-faculdade trouxe um dilema: como decorar a própria casa sem gastar muito? A resposta está no Mania de Decoração, onde registra as soluções simples, bonitas e baratas que encontra. Também mostra o passo a passo de cada decoração, suas inspirações e ideias.

Captura de Tela 2014-05-04 às 14.44.25Como entrou em contato com design de interiores? 

RG: Abriu um curso técnico na cidade em que eu moro (Londrina-PR) e, como eu sempre gostei de decoração, decidi tentar.

Quando surgiu essa paixão?

RG: Desde criancinha! Adoro decorar! Minha mãe inclusive me deixava sair pintando as portas da minha casa e inventando objetos decorativos para o meu quarto. Teve uma época que eu nem tinha onde decorar mais a parede do meu quarto, de tanta coisa que tinha hahaha

Como surgiu a ideia de ter um blog? Como você escolheu o tema?

RG: Eu estava morando em Curitiba e trabalhava 6 horas por dia. Às 14h já estava livre e sempre gostei de ter o dia cheio. Como eu não estava estudando nem nada, comecei a decorar meu apartamento (que era meio velhinho e sem graça) no meu tempo livre. Na época, meu namorado (que também era jornalista) me perguntou por que eu não fazia um blog mostrando o que eu estava inventando. E foi a partir dai que surgiu o Mania de Decoração, em agosto de 2012.

Qual o porquê do nome Mania de Decoração?

RG: Porque é uma mania minha desde pequena =P

Quais foram suas maiores descobertas com a criação e o desenvolvimento do blog?

RG: Aprendi a administrar melhor o SEO do site, para que ele apareça melhor nas pesquisas do Google. Também me apaixonei ainda mais por decoração, pois descobri tendências e ideias que nunca tinha imaginado serem possíveis.

A divulgação do blog foi difícil?

RG: No começo, eu nem pensei muito na divulgação do blog, foi algo bem pessoal, que eu compartilhava com amigos. Depois, investi em uma fanpage própria para o site. Não foi muito difícil divulgar, até porque o Google ajuda bastante!

perfil02Hoje, sou quase uma “acumuladora” e tento olhar para algo antes de jogar fora e pensar:

“o que posso criar com isso?”.

Os leitores utilizam suas dicas, te mandam algum tipo feedback?

RG: Sim! Utilizam. Alguns comentam dizendo que vão fazer, outros inclusive mandam fotos com o resultado.

Você acha que ensinar seus leitores a criar algo com a reutilização de materiais pode mudar a perspectiva que eles tem sobre o lixo e os bens de consumo?

RG: Com certeza. O mais legal do blog é isso: mostrar que coisas que normalmente você joga fora no seu dia a dia podem se tornar objetos decorativos lindos em sua casa!

O que você acha sobre os projetos de faça você mesmo? Por que os acha importantes?

RG: Para mim, eles são uma terapia. Fazer um trabalho manual ajuda a relaxar e a desestressar da correria do dia a dia. Além disso, eu ficava um pouco inquieta por querer algumas coisas de decoração que eu não podia comprar. Então sempre procurava alternativas, meios de fazer por mim mesma.

Você incorpora as dicas que dá no Mania de Decoração em seu dia a dia?

RG: Sim! Sempre que dá, coloco minhas dicas em prática. Além disso, algumas dicas que eu posto no blog são coisas que eu mesma inventei.

Quais são os materiais que você mais gostou de trabalhar?

RG: Papel e papelão. É incrível o que se pode criar com eles!

Quais são os portais sobre design e sustentabilidade que mais te chamam atenção? E por quê?

RG: Normalmente, me inspiro sites internacionais e no Pinterest. Não tenho blogs ou portais que sigo diariamente, a cada dia gosto de descobrir coisas e sites novos. Gosto muito dos brasileiros também, mas vejo que os estrangeiros ainda possuem uma maior conscientização quanto ao DIY.

Você acha que a criação de seu blog mudou sua percepção sobre os objetos a sua volta? Sobre os ciclos de vida? O que é lixo ou não? Se sempre há uma forma de reutilizar aquilo que não pode mais cumprir sua função original?

RG: Sim. Hoje, sou quase uma “acumuladora” e tento olhar para algo antes de jogar fora e pensar: “o que posso criar com isso?”. Vejo caixas de cereal, potes de vidro, garrafas, caixas de papelão, pedaços de madeira e muitas outras coisas como potenciais objetos decorativos. E eu adoro isso =)

Entrevista Design Me.

Sobre Ráisa Guerra e imagens Mania de Decoração.