Estilo de vida: Farmácia natural

Feito-a-mae_Estefi-Machado_nmagazine_8Fizemos uma seleção de plantinhas que podem te ajudar e você nem sabe, olha que legal!

Aproveite!

Quadros leves de ansiedade e insônia. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais e flatulência (gases) – Erva-cidreira (Lippia alba) – coloque ½ colher (chá) de folhas de erva-cidreira fresca em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Tome uma xícara do chá duas vezes ao dia.

Gastrite – Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) – coloque ½ colher (chá) de folhas de espinheira-santa em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Tome uma xícara do chá três vezes ao dia.

Enjoo e náuseas – Gengibre (Zingiber officinale) – cozinhe por 10 minutos 1 colher (chá) de gengibre em 1 xícara (chá) de água. Abafe e coe. Tome uma xícara de chá três vezes ao dia. Quem sofre de pressão alta deve evitar o gengibre.

Dor de garganta e gengivite – Malva (Malva sylvestris) – Infusão cicatrizante, eficiente em gargarejos – ferva uma xícara de água, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da planta fresca. A infusão deve descansar por dez minutos e ser usada ainda morna.

vasinho-da-vovc3b3-19Cólicas intestinais e uterinas. Quadros leves de ansiedade e insônia – Capim-limão (Cymbopogo n citratus) – faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para tirar o excesso de fibras cortantes.

Tosse – Guaco (Mikania glomerata) – Xarope expectorante e broncodilatador – derreta 200 g de açúcar com cravo, canela e um limão (cortado em quatro, com casca). Acrescente 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe apurar, apague o fogo e coloque uma colher de sopa de camomila.

Distúrbios da digestãoBoldo (Peumus boldus) – Água digestiva, indicada para problemas hepáticos. Também dá realce à pele, se consumida por uma semana – para ½ copo de água gelada, coloque uma folha grande de boldo. Deixe descansar por dez minutos antes de ingeri-la.

Dores de contusões e torções – Arnica (Arnica montana) –  coloque 20 g de arnica em 100 ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Armazene o concentrado em uma garrafa bem fechada e, quando necessário, dilua em ½ litro de água. Passe sobre a contusão. Importante: não use a tintura em feridas abertas.

Compressa calmante, eficaz contra picadas de insetos – Poejo (Mentha pulegium) – lave as folhas do poejo e coloque sobre as picadas. A planta alivia o incômodo da coceira.

mini-horta-01Post original Apezinho por Daniela Pereira

Anúncios