Reciclagem: 18 curiosidades sobre a reciclagem

meio_ambiente - CopiaReciclar é uma tarefa para todos, quanto mais reciclamos mais poupamos e menos matérias primas tiramos do solo gastando menos energia. Se nos empenharmos nesse caminho faremos parte de um ciclo que só nos trás benefícios. Aqui vão algumas curiosidades, super interessantes sobre a reciclagem, que podem nos animar a implantar e ampliar essa prática em nossas vidas:

  1. A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas;
  2. Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio;
  3. Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas;
  4. Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo;
  5. Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado;
  6. O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte;
  7. Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia;
  8. Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo;

  9. PAPEL-reciclado
  10. Se 1 milhão  de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol.
  11. Quando você aciona a descarga para se livrar de uma bituca de cigarro, 12 litros de água tratada descem pelo ralo. Se 1 milhão de pessoas perdessem esse hábito, seriam economizados 360 milhões de litros de água. Esse volume equivale à água que cai nas cataratas do Iguaçú a cada 4 minutos.
  12. As 800 milhões de baterias e pilhas vendidas todo ano no Brasil contém metais pesados tóxicos, que podem contaminar o solo e a água. Em contato com seres humanos, atacam o cérebro, os rins e os pulmões. Quando for descartá-las, procure um posto de coleta especial. 
  13. Os médicos recomendam que você beba pelo menos 2 litros de água por dia. Uma única goteira pode desperdiçar 150 litros diários, ou seja, água suficiente para matar a sua sede por mais de 2 meses.
  14. A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.
  15. A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.
  16. O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.
  17. A reciclagem de uma tonelada de resíduos de madeira evita o abate de 40 árvores.
  18. A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.

Imagens: Curioso e Cia e Portal de meio ambiente da UFRN.

Fontes: Site de Curiosidades, Teresa Surita, Reciclar é Preciso, Ministério do Meio Ambiente e Sapo.

 

Anúncios