Seu espaço: Transforme sua camiseta velha em uma ecobag

O seu espaço de hoje será um pouquinho diferente, dessa vez foi mandada uma inspiração para o Design Me, uma bolsa que a leitora gostou e eu fui em busca de algo similar para mostrar a vocês. A indicação dessa semana é da leitora Marilia Lopes de Caieiras – SP e o projeto foi retirado do site eCycle.

Inspiração:

bagmaProcurei algumas coisas similares que tivessem o mesmo tipo de ideia e aparência, só que fosse feito de material reutilizado. Então vamos usar essa inspiração e criar algo novo, que tal uma Ecobag feita com camisetas velhas? Curtiu, então fique aí e acompanhe o passo a passo!

Transformação:

fruit-bagsSiga o rápido passo-a-passo para reaproveitar um item sem uso e ainda evitar a utilização de sacolas plásticas.

Sabe aquela camiseta que já não serve mais ou que está manchada e por isso fica lá no fundo do armário? Ela ainda pode ser muito útil. Em vez de jogá-la no lixo, você pode transformá-la em uma bolsa muito legal e fazer um upcycle!

Além de utilizar um adereço bem transado, você deixa de fazer uso de sacolas descartáveis, potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, seja por conta do descarte inadequado ou mesmo quando destinada adequadamente, por sua lenta lenta decomposição em razão de seus ingredientes, dentre eles, maioria dos casos, o petróleo. Mais resistente que as sacolas plásticas, aquela feita a partir de sua camiseta poderá também ter diversas cores, a depender da que escolha para o uso. Ou seja, motivos não faltam.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Pegue uma camiseta velha e vire-a do avesso. Na sequência, faça um desenho na camiseta com uma caneta num formato meio horizontal e recorte, assim como aparece na figura.

bolsa-camiseta-12. Depois disso, vem a parte mais difícil: a costura. Faça ponto reto ou estreito em “zig-zag” em toda a volta recortada, a uma distância de, no máximo, dois centímetros:

bolsa-camiseta-23. Agora é a hora de fazer pequenos rasgos na sacola. Desenhe linhas-guia de aproximadamente cinco centímetros cada para marcar as fendas e, em seguida, execute os cortes com a ponta de uma tesoura. Vai ficar mais ou menos desse jeito:

bolsa-camiseta-3Tome cuidado para não cortar muito as laterais, senão os buracos ficarão muito grandes e o conteúdo do que for carregado poderá cair. Deixe uns dez centímetros de espaço horizontal sem cortes para que haja espaço para que as alças possam ser feitas.

4. As alças, inclusive, são feitas com mais um corte – dessa vez um pouco maior (cerca de dez centímetros) e distantes também uns dez centímetros da abertura. Basta dobrar a ex-camiseta ao meio.

bolsa-camiseta-45. Está quase pronto. Agora é só esticar bem a sua bolsa para que os cortes se alarguem:

bolsa-camiseta-5Agora sim sua bolsa está pronta!

bolsa-camiseta-6Se você lavá-la e secá-la, as fendas vão se enrolar um pouco, melhorando ainda mais a aparência.

Agora é só aproveitar para levar sua bolsa a supermercados, lojas, praias, feiras e piqueniques.

Post original eCycle.

Imagens: Marilia LopesStylebaggage e Deliacreates.

Adaptação: Design Me.

Anúncios