Iniciativa: Mesa realiza fotossíntese artificial para carregar celulares

current_table1A fotossíntese serviu de inspiração para um incrível projeto de tecnologia capaz de reduzir os gastos diários de energia. Criada pela designer holandesa Marjan van Aubel, a mesa Current Table é composta por células fotovoltaicas embebidas em corante, que absorvem a luz para produzir eletricidade suficiente para carregar a bateria de celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

A designer aproveitou seus conhecimentos prévios de engenharia elétrica para montar um tipo de diagrama de circuito de energia. No sistema, as células fotovoltaicas tratadas com os corantes ficam sensíveis e conseguem capturar um maior índice de luz, cumprindo a mesma função exercida pelos pigmentos dos vegetais quando ficam expostos ao sol. Abaixo da borda superior do móvel, ficam as entradas USB, que permitem que o usuário conecte os seus dispositivos.

current_table2.gifA mesa Current Table foi desenvolvida em parceria com a empresa suíça Solaronix, que produz e vende módulos fotovoltaicos. As células solares utilizadas na mesa são mais eficientes do que as usadas na maioria dos painéis solares, e, por isso, são capazes de absorver a luz com mais facilidade, produzindo eletricidade limpa até mesmo dentro das residências. Ao apresentar o projeto, Marjan não revelou a quantidade de energia que pode ser gerada a partir do móvel.

A criação da designer holandesa é um conceito e não tem previsão de ser comercializada. No entanto, a Solaronix, empresa que apoiou o projeto da Current Table, comercializa células solares de baixo custo que utilizam o corante para provocar a mesma reação da fotossíntese, a fim de aumentar o número de pessoas capazes de gerar eletricidade limpa. O vídeo abaixo apresenta a Current Table:

Fonte: post original redação CicloVivo.

Anúncios