Customizando: Como fazer uma saia de franja

Hoje vou ensinar a fazer uma saia de franja, esse tipo de saia é super legal para ir a festas e dependendo da cor também pode ser usada no dia a dia. O passo a passo é bem simples, acho que vale muito a pena fazer uma em casa.

Carol-Rache-Detalhes-Saia-FranjaVocê vai precisar de:

  • saia;
  • cola para tecido;
  • tiras de franjas, que vendem em armarinho por centímetros;
  • lápis branco ou preto;
  • régua ou fita métrica;
  • tesoura, para finalizar.

As cores da saia e das franjas podem ser qualquer uma, mas que combinem entre si (preto com preto, branco com branco, rosa com rosa), e de acordo com o que você têm em casa.

O passo a passo será baseado em uma saia preta e pode ser acompanhado com a foto a baixo, então vamos lá:

  1. Primeiro pegue a fita métrica e meça a altura da franja.
  2. Supondo que a franja tenha 8cm de altura faremos marcas com o lápis e a régua a cada 4cm (metade do tamanho da franja) na saia, na parte de trás e da frente.
  3. Pegue a cola para tecidos e passe em 2cm de cima para baixo (um quarto do tamanho) mais ou menos da franja, durante toda a horizontal, e a cole em cima da primeira marcação, na parte de trás e da frente da saia. A cola é passada aos poucos, você cola um pedaço e passa mais um pouco na continuação que usará, assim, não sobrará um pedaço de franja com cola que não foi utilizado na saia.
  4. Depois de terminar essa primeira fileira corte a franja deixando 1cm de excesso, assim podemos fazer o acabamento. Passe cola na vertical, por todo 1 cm que deixou, e cole onde foi iniciada a colagem da franja.
  5. Espere secar por uns 10 minutos, só para a franja não sair do lugar quando for colar a próxima.
  6. Levante delicadamente a primeira fileira de franja colada, assim, poderá ver a segunda marcação. Cole a segunda fileira de franja repetindo os passos 3, 4 e 5.
  7. Cole a franja na saia inteira repetindo o passo a passo 3, 4, 5 e 6.

Dica: é legal que a última fileira de franja fique um pouco maior que a saia, o que cria uma transparência.

89acbba3c68b9f932a81763d6cd29a14O legal dessa transformação é que podemos usar vários tipos de materiais, como o couro, também podemos usar sprays de tintas e fazer um ombré, como cinza claro mais cinza escuro. Outra opção é mudar a forma com que colamos as franjas, como em forma de um triângulo invertido, e até usar apenas uma fileira de franja. O acabamento da parte da cintura também pode variar, pode ser usada uma correntinha, uma renda ou com um acessório, o cinto.

saiasImagens: SomZoomFashion Addict, Dani Villanova, Tendenciação, Olívia Valente, Busca, Style Shop e Mais que Belas.

Texto: Design Me.

Anúncios