Entrevista: Com o mestre da customização de tênis “SoleJunkie”

Apresento a vocês o mestre da customização de tênis e um dos melhores artistas desse tipo de arte, SoleJunkie conta com um grande portfolio cheio de tênis com gráficos e designs incríveis. Nessa entrevista especial ele nos conta tudo desde o começo, confira.

SoulJunkie_SolePara aqueles que ainda não o conhecem, quem está por trás de SoleJunkie?

Meu nome real é Steven Cedre Jr. Eu sou originário da Costa Leste e reivindico NY como lar. Atualmente moro na Califórnia. Tenho formação em Belas Artes (pintura e desenho). Sou Porto Riquenho. Pai e marido…

3359731963_cccab830ca_bComo você começou a pintar tênis?

Comecei fazem uns 4 anos quando meu filho caiu na minha cabeça e quase me deixou paralisado. Eu não podia levantar a cabeça do peito e não podia trabalhar. Perdi meu emprego, apartamento e não conseguia pagar as contas nem os médicos.

FCIII55O que o fez passar de um acidentado parado em casa a um reconhecido designer de tênis?

Fiz o primeiro par e meus irmãos, que na verdade me deram a idéia, falaram: “divulgue isso no myspace!” Levaram algumas semanas e eu tinha que aprender a me promover pois não sou grande marketeiro! (risos) Essa é outra coisa que é preciso aprender. Fiz mais ou menos US$ 100 no meu primeiro par.

Como você vê o mercado e como você diferencia pintar tênis agora comparando com quando começou? 

O mercado é sempre um desafio, é um saco (risos). As pessoas não estão prontas para gastarem muito com tênis, então como artista é bastante complicado sustentar um ganho em comissões, a maioria tem outros empregos para compensar. Antes dessa recessão eu me saia bem, agora vejo que investimento em moda não é prioridade, até mesmo as celebridades estão relutantes. Eu na verdade admiro meu clientes “não-celebridades”, pessoas que não ganham um milhão por dia! (risos).

KobeBryantwSJlogo2Como foi para você trabalhar para celebridades?

É sempre divertido trabalhar para eles. A única coisa é que você não tem tanta exposição o quanto gostaria. Eles não exatamente anunciam para você. E se alguém os encontra em um show ou em outro lugar, a última coisa que vão perguntar é onde compraram os tênis! Então é uma sensação doce e amarga. (risos) Sim, você os coloca em seu portfolio, mas nós artistas precisamos de um pouco mais. Todos começam de baixo!

ironmanportrait1-530x286Pode mencionar com quais celebridades já trabalhou?

Comissões/Agenciamentos da Footwear: Sra. Yancey, mãe de Jay Dilla, também conhecido como Jay Dee Bobbito Garcia Tony Touch Bizarre do D12 Con Artist do D12 Julio Voltio MC Serch Juggaknots Skillz do Play n Skillz Talib Kweli DJ Tito do Wu Latino La Bruja Love Bug Starski Todd Bertuzzi (Anaheim Ducks) Stephon Hayer #74 do Wash Redskins Gil Green (Video Producer).

Superman2Nos fale um pouco do seu projeto de publicar um livro?

É uma compilação do meu trabalho, um pouco do meu background, das minhas influências e também a história de como comecei e do que me levou a pintar. É basicamente um livro de imagens pois acredito que minha arte tenha que falar por si. Grande trabalho de fotografia e iluminação. Está no meu site: http://www.solejunkie.com/store http://www.Amazon.com e em breve estará nas lojas também!

SoleJunkieCover16 SoleJunkieSpread07O que você tem a dizer aos artistas que querem começar a pintar tênis?

Comece a pintar! Tome seu tempo, domine seu ofício e aprenda o lado comercial da customização pois a competitividade existe como em qualquer outra área. A qualidade do seu trabalho vai lhe trazer clientes e seu estilo vai fazer a diferença, então capriche. Eu darei as boas vindas a todos que iniciarem. E lembre-se, se parece super fácil… as chances é de que não seja. (risos)

Editado por GisMullr

Fonte: Entrevistas e imagens tiradas dos site Abduzeedo.

